quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reclamação do Ex-Presidente Jânio Quadros


Grupo São Paulo Leste


RECLAMAÇÃO ATENDIDA


A secretária esticou a cabeça pelo vão da porta e anunciou: - "O doutor Jânio está aqui e quer falar com o senhor."
- "Manda ele entrar, menina.".
A cabeça da secretária desapareceu atrás da porta que foi logo aberta para dar passagem à figura então bastante acabada daquilo que havia sido e representado no cenário político nacional, durante um bocado de tempo.
- "Meu presidente!", exclamou o jornalista Celso Vieira, então Diretor da Sucursal dos
Diários Associados na Baixada Santista. – "Quanta honra. Vamos entrar...O que manda?"
- "Estou aqui para fazer uma reclamação."
- "Diga, sou todo ouvidos."
- "Não tenho recebido o Diário em minha casa. Há de haver uma razão"
O Diretor da Sucursal não teve dúvida: - "Qualquer que tenha sido o motivo da interrupção, a partir de amanhã cedo o jornal voltará a lhe ser entregue todos os dias, Presidente. Deixe comigo e não se preocupe mais."
- "Ótimo. Posso, portanto, retirar-me. Grato pelas providências."
E dando a mão ao jornalista, saiu de cena, enquanto o diretor descia para o subsolo do prédio para falar com o motorista da perua de distribuição: - "Vilso, tenho uma recomendação muito séria a fazer."
- "Diga, seu Celso."
- "A partir de amanhã, debaixo de temporal, muito frio ou muito calor, você não pode
esquecer de entregar o "Diário" na residência do Jânio Quadros, lá no Guarujá. É coisa muito séria, entendeu? Se você der mancada, tá despedido. Estamos entendidos?"
- "Pó’deixá, seu Celso. Eu me comprometo..."
Uma ou duas semanas depois, a secretária atendeu o telefone da mesa do chefe e passou para ele:
- É o doutor Jânio, seu Celso."
- "Meu Presidente", disse o Diretor. O que manda?"
- "Quero agradecer-lhe a pontualidade com que o meu jornal passou a ser entregue aqui
em casa, depois de nossa conversa em seu gabinete."
- "Maravilha, Presidente!"
- "Quero dizer mais: se estiver disponível, convido-o para vir tomar um cafezinho
comigo..."
- "Já estou saindo, senhor. Muito obrigado."
Pouco depois, o então Diretor da Sucursal dos Diários entrava na casa do homem que havia revolucionado o país com suas falas e atitudes controversas porém impactantes. Levado pelo mordomo do ex-presidente/governador/prefeito/ deputado/vereador e professor, o visitante foi encontrar o atual cidadão aposentado diante de uma tela, na qual pintava uma boneca, por sinal bastante sugestiva, o hobby ao qual se dedicara depois de haver se retirado definitivamente da vida pública.
- "Toma uma dose de uísque comigo, senhor Celso?"
- "Muito obrigado, Presidente. Os remédios que venho tomando, entende?... Mas aceito, sim, um café."
Logo após cordial e rápida conversa, o Diretor dos "Diários" da Baixada despediu-se e deixou a residência da agora humilde e pacata figura do homem que nem chegava aos pés daquilo que fora outrora. Bastante emocionado pela visita, o jornalista só lamentou não ter manifestado ao dedicado artista o vivo interesse em adquirir uma tela das bonecas que foram pintadas pelo notório cidadão que chegara a ocupar tantos e tão importantes cargos na vida pública desta Nação.
  Dorival Colombero - 1889 - 02/09/2008 - [217]

Um comentário:

  1. rsrsrs.... muito boa essa historia!!!


    Att;

    Cássio de Castro

    ResponderExcluir